simple website builder

SUPERINTENDENTE DA FADEX DISCUTE PESQUISA E INOVAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO EM TERESINA

Publicado 16 de Maio, 2018.

Falar sobre ciência é sempre um contentamento para quem trabalha com o tema. Ouvir sobre ciência, no entanto, nem sempre é tão agradável para o público em geral. E como falar sobre ciência de modo que o prazer se estenda entre quem está falando e quem está ouvindo? Esta é a proposta do Pint of Science, um dos maiores encontros de divulgação científica do mundo.

O evento será realizado em Teresina e em todo o Brasil nos dias 14 a 16 de maio. Na capital piauiense, cientistas irão ocupar os bares Rambeer Cervejaria Artesanal e Medalhão do Chef para conversar diretamente com as pessoas sobre pesquisas, tudo em um clima de grande descontração. A entrada é gratuita e o público só pagará o que consumir nos locais selecionados para o bate-papo. O evento é uma realização do Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).

O superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof. Dr. Lívio Nunes, participará do evento, onde ministrará, na próxima quarta-feira (16), no RamBeer Cervejaria Artesanal, a palestra Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado.

De acordo com o pesquisador, a ideia é levar as pesquisas científicas realizadas dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) à comunidade. “Falaremos numa linguagem mais acessível, explicando o que é feito nas instituições de pesquisa. Penso que é muito importante a divulgação da ciência, aproximando os pesquisadores das pessoas. Durante a minha palestra, conversarei com o público sobre como surgem as ideias e de que forma elas podem ser inseridas no mercado, demonstrando que é possível desenvolver uma ciência que seja aplicável e tendo como meta transformar ideias em inovação”, explicou Lívio Nunes. O docente informou ainda que, em sua fala, apresentará cases de sucesso que aconteceram dentro da UFPI.

Segundo o coordenador local do Pint of Science, professor Francisco Soares, a primeira edição foi um sucesso e é fundamental estimular o conhecimento científico de forma simples e didática. “Estamos com a expectativa de alcançar um público ainda maior, tendo em vista que na primeira edição obtivemos bons resultados. Precisamos valorizar a ciência e mostrar de perto como ela investiga diversas questões da atualidade. Além disso, é um grande desafio para nossos cientistas despertar a curiosidade das pessoas em uma mesa de bar”, frisou Francisco Soares.

Pinto f Science

O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra e se expandiu graças a uma rede de voluntários. O festival chegou ao Brasil em 2015, apenas na cidade de São Carlos (SP). Em 2016 já foram em oito cidades das regiões sudeste e centro-oeste. Em 2017, 22 cidades brasileiras sediaram o evento, dentre elas Teresina.

Em 2017, na capital do Piauí, o festival contou com a colaboração de seis cientistas piauienses ou radicados no Piauí em plena atividade, que falaram para um público curioso, atraído pelos temas divulgados amplamente na imprensa local e nas redes sociais, totalizando cerca de 500 participantes nos três dias e nos dois locais.

Confira a programação Pint of Science em Teresina :

Segunda-feira (14) - 19h

Palestra: Educação especial: o que temos a ver com isso?

Palestrante: Nadja Carolina de Sousa Pinheiro

Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga

Tel.: 3085-5333

Palestra: Biotecnologia: da bancada ao balcão

Palestrantes: Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro dos Santos Júnior

---------------------------------------------------------------------------

Terça-feira (15) - 19h

Palestra: Sol a pino e de vento em popa: cenários e perspectivas para energias renováveis

Palestrante: Marcos Antônio Tavares Lira

Tel.: 3085-5333

Palestra: O que a Ciência pode contribuir para melhorar seu tira-gosto de Carneiro Desossado?

Palestrantes: Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro e Ney Rômulo de Oliveira Paula

Tel.: 3085-4334

---------------------------------------------------------------------------------

Quarta-feira (16) - 19h

Palestra: Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado

Palestrante: Lívio César Cunha Nunes

Tel.: 3085-5333

Palestra: A ciência dos plásticos eletrônicos

Palestrante: Alexandre de Castro Maciel

FADEX E PRPG REALIZAM WORKSHOP DE CRIAÇÃO E OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Publicado 14 de Maio, 2018.

A Pró-reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), realizará, nos dias 14 e 15 de maio, o Workshop de Criação e Oferta de Cursos de pós-graduação Lato Sensu, nível especialização. O evento será realizado de 14 às 17 horas, no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) do campus Ministro Petrônio Portela.

De acordo com o superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio Nunes, o workshop é destinado a professores da UFPI interessados em apresentar propostas de criação e oferta de cursos de especialização. “A nossa intenção é conversar com os professores interessados em abrir cursos de especialização para informar os procedimentos que deverão ser adotados, tais como a organização pedagógica da proposta do curso, o planejamento orçamentário e algumas estratégias de marketing e captação de recursos”, informou Lívio Nunes.

A expectativa dos organizadores do evento é pode sanar antecipadamente muitos questionamentos que surgem durante o processo de elaboração das propostas de cursos. “Nossa experiência tem nos mostrado que é de grande valia fazer alguns esclarecimentos aos coordenadores de especialização. Estas dúvidas surgem durante o processo de elaboração do plano de curso e muitas vezes continuam durante a sua execução. A meta é debater atribuições acadêmicas, discutir a gestão e explicar o passo a passo da captação de recursos e elaboração de planilhas orçamentárias, com a finalidade de evitar que a especialização não vingue, o que já aconteceu em alguns momentos”, esclareceu o superintendente da Fadex, reforçando que a finalidade é contingenciar o desperdício de tempo e de capital intelectual.

Para participar do workshop o interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição, disponível no endereço http://ufpi.br/editais-ufpi/23116-edital-de-criacao-oferta-de-cursos-de-especializacao e em seguida encaminhar cópia da ficha para o email latosensu@ufpi.edu.br. O mesmo workshop será realizado em duas datas, podendo o participante escolher entre o dia 14 ou 15.

Edital de seleção

Conforme explica a coordenadora de Programas Lato Sensu e Residências/PRPG/UFPI, Profa. Dra. Lívia Fernanda, as inscrições para a seleção de propostas de criação e oferta de cursos de pós-graduação estarão abertas a partir do dia 16 de maio até o dia 08 de junho, no horário de 8 às 11:30 e 14 às 17:30. “Os cursos de especialização poderão ser realizados nas modalidades de ensino presencial, a distância ou semipresencial, nas formas de financiamento autossustentado ou patrocinado”, informou a coordenadora.

O edital completo está disponível no sítio eletrônico da UFPI (www.ufpi.br) e afixado na Secretaria da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, localizada no Campus “Ministro Petrônio Portella”, Bloco 06. Mais informações pelo telefone (86) 3215-5565 ou e-mail latosensu@ufpi.edu.br.

EM PICOS, SUPERINTENDENTE DA FADEX PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE GESTÃO E DISCUTE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Publicado 11 de Maio, 2018.

O superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof. Dr. Lívio Nunes, participou, nessa quarta e quinta-feira (09 e 10), do II Seminário de Gestão e Gestores do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos. O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica da UFPI e aos servidores públicos da macrorregião de Picos e teve como objetivo promover a socialização do conhecimento e a troca de experiências entre os diversos setores da instituição, discutir as demandas de captação de recursos e analisar a assistência estudantil nos Campi fora de sede.

Mobirise

De acordo com o gestor da Fadex, que participou da mesa redonda abordando a temática da Captação de Recursos, o evento foi de grande valia para a comunidade acadêmica de Picos, pois discutiu temas pontuais para a universidade. “Participamos aqui de um momento relevante para a troca de experiências sobre a captação de recursos, temática que considero fundamental para o crescimento regional, sobretudo em tempos de crise. Destacamos a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), que tem sido de fundamental importância para os investimentos em pesquisa em seus diversos editais”, reforçou o professor Lívio Nunes.

O superintendente da Fadex comentou que um dos momentos importantes do evento se deu com a apresentação de cases de projetos que deram certo. “Pra mim, um ponto alto do evento foi a apresentação do case PASID – Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos feita pelo professor Dr. Francisco Airton, que particularmente me impressionou pela sua percepção e dedicação”, complementou Lívio Nunes.

Para o Prof. Dr. Gleison Monteiro, diretor do CSHNB, o seminário serviu como uma prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos no campus à comunidade. “Discutimos temas importantes como ensino, pesquisa e extensão; experiências exitosas nas coordenações dos cursos de bacharel/licenciatura; uso e conservação do patrimônio e tecnologia da informação e assistência estudantil no CSHNB. Foi um evento que considero de grande importância, pois reuniu o corpo docente, servidores, alunos e a comunidade acadêmica em geral para discutir temas pertinentes à nossa rotina de trabalhos”, frisou o professor. Gleison Monteiro.

Mobirise

Discutiram sobre Captação de Recursos o Prof. Dr. Antônio Oseas (mediador); o Dr. Albemerc Moura de Moraes (diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), o Prof. Dr. Josenildo de Souza e Silva (docente do Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba); o Prof. Dr. Francisco Airton Pereira (professor do curso de Sistema de Informação/UFPI/CSHNB).

O seminário foi organizado pela Assessoria de Planejamento e buscou a troca de experiência entre profissionais que gerenciam os setores administrativo/pedagógicos ou assumem funções de confiança.

Segundo Herlandio Andrade Silva, assessor de planejamento do campus de Picos, o seminário foi um encontro relevante para toda a comunidade acadêmica, assim como para a sociedade da macrorregião de Picos. “O evento socializa os desafios cotidianos da gestão administrativa e apresenta experiências exitosas dos gestores acadêmicos”, informou o assessor.

Publicado 02 de Maio

Foi com grande pesar que a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) tomou conhecimento do falecimento da Professora Maria do Socorro Lira Monteiro, docente do Departamento de Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Tivemos oportunidade de trabalhar com a professora Socorro em algumas ocasiões e lamentamos seu falecimento precoce. Que Deus em sua infinita bondade possa dar o consolo e o conforto aos seus familiares e amigos. Fica a lembrança dos bons momentos que pudemos compartilhar juntos.

FADEX ARTICULA TERMOS DE PARCERIA COM A UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) poderá contar em breve com apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX)

Publicado 09 Abril de 2018

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) poderá contar em breve com apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) para o desenvolvimento de projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão, científicos e tecnológicos. Com o objetivo de discutir os termos desta parceria, articulada desde o ano passado, o superintendente da Fundação esteve reunido nesta segunda-feira (09), com o reitor da Uespi, Prof. Dr. Nouga Cardoso, e pró-reitores da instituição. O encontro se deu na sala da reitoria e contou com a participação de pró-reitores da universidade.

Mobirise

De acordo com o superintendente da Fadex, as partes discutiram os termos de pactuação do convênio entre as instituições. “O encontro se deu para retomar as negociações da parceria entre Uespi e Fadex. Em breve trabalharemos um projeto piloto, no qual a fundação ficará encarregada de executar a importação de alguns produtos que a Uespi precisa adquirir”, informou Lívio Nunes.

O gestor da Fadex destacou que já vem dialogando com outras entidades públicas e privadas para a realização de acordos de cooperação técnica, em que a fundação atue como executora de projetos. “A intenção é reunirmos em uma só fundação de apoio todas as instituições de pesquisa do Piauí. Já assinamos convênio com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e agora estamos conversando com a Uespi, e o que tudo indica vai dar certo. A gente também está negociando uma parceria com a Embrapa”, pontuou superintendente

FADEX REALIZARÁ A 1ª CORRIDA/CAMINHADA

Comemoração do seu aniversário de 13 anos, da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação.

Publicado 20 de Feverreiro

No dia 27 de maio, a será realizada a primeira corrida e caminhada de rua da Fadex. De acordo com o superintendente da fundação, Prof. Dr. Lívio Nunes, além de celebrar o aniversário e as conquistas da Fadex, o evento tem o objetivo de apoiar e incentivar a população a inserir em suas vidas o hábito saudável que é a prática de atividades físicas. “Nossa intenção é ainda incluir no nosso calendário anual a Corrida/Caminhada Fadex”, ressaltou o gestor.

“Qualquer pessoa, homem ou mulher, a partir de 18 anos, pode participar da corrida ou da caminhada. A inscrição custará 70 reais. Para se inscrever, o interessado deverá fazer o depósito ou transferência do valor da inscrição na conta corrente 10.323-3, agência 3791-5, Banco do Brasil”, explicou o superintendente.

As inscrições apartir de 12 de maio só serão realizadas presencialmente de segunda a sexta, no horário de 8h30 às 12h e de 13h às 17h30, na sede da Fadex, localizada no Espaço Universitário Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga, Teresina.

Flyer Oficial

Banner Oficial

Informações Adicionais

APOIO:

Horário de Funcionamento: 8:30h às 12:00h / 13:00h às 17:30h
Caso queira entrar em contato direto com as coordenações clique aqui.

Espaço Universitáio -
Campus Universitário