amp templates

FADEX REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE MÉDICO VETERINÁRIO INTENSIVISTA

Publicado 20 de Junho, 2018.

A Coordenação do Projeto Institucional e de Extensão "Jornadas de Estudos em Medicina Veterinária” e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) tornam pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para contratação de médico veterinário intensivista, na especialidade de Medicina Intensiva e/ou Emergência em pequenos animais, para atuar, sem vínculo empregatício, no desenvolvimento das atividades junto à Coordenação do projeto.

O processo seletivo destina-se a selecionar um candidato para ser contratado, em caráter temporário, para o preenchimento de 01 (uma) vaga de Médico Veterinário/Intensivista, atualmente disponível no Projeto Institucional e de Extensão "Jornadas de Estudos em Medicina Veterinária” e para formação de cadastro de reserva.

As inscrições serão realizadas no período de 23 a 27/07/2018, de 08h do dia 23 de julho às 12h00min do dia 27 de julho de 2018, exclusivamente através do endereço eletrônico http://bit.ly/inscricaomedicinaintensiva

Para mais informações acesse o Edital.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES DO PMAQ-AB NO ESTADO DA PARAÍBA: RESULTADO FINAL 

Publicado 12 de Julho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado final do processo seletivo simplificado para entrevistadores para atuar no projeto de pesquisa “Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica (PMAQ-AB) - Ciclo 3, no Estado da Paraíba”.

Os candidatos aprovados dentro do número de vagas previsto no Edital FADEX nº 10/2018, deverão se apresentar no dia 13 de julho de 2018 (sexta-feira), nos locais e horários abaixo relacionados, de acordo com a sede para qual se candidatou no período de inscrição, para entregar a documentação especificada no item 7.2 e 7.3 do Edital Fadex nº 10/2018.

Os candidatos classificados como Cadastro de Reserva (Anexo II) serão contactados em caso de desistência, segundo a Ordem de Classificação. 

  Acesse aqui o Resultado Final.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES DO PMAQ-AB NO ESTADO DA PARAÍBA: DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RECURSOS DO PERÍODO DE TREINAMENTO 

Publicado 11 de Julho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado dos recursos da segunda etapa (período de treinamento) referente ao processo seletivo simplificado para entrevistadores para atuar no projeto de pesquisa “Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica (PMAQ-AB) - Ciclo 3, no Estado da Paraíba”.

Outras informações e orientações sobre o processo seletivo simplificado, resultado das etapas e resultado final serão divulgadas no endereço eletrônico a seguir,
<https://pmaq-pb.blogspot.com.br> e no site da Fadex (http://www.fundacaofadex.org).

Acesse aqui o Resultado.

FADEX DIVULGA RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS EM PROJETO DE EXTENSÃO

Publicado 09 de Julho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado final referente ao processo seletivo simplificado para a concessão de bolsas em projeto de extensão (Auxiliar no Desenvolvimento e Acompanhamento de Desenvolvimento de Produtos, Inovação e Redação de Patentes), para atuar no desenvolvimento das atividades junto à Coordenação do Projeto “MINI FRANQUIAS SOCIAIS NA CADEIA PRODUTIVA DO BABAÇU”.

Acesse aqui o Resultado Final.

FADEX DIVULGA RESULTADOS OBTIDO NA 2ª FASE DO PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES DO PMAQ

Publicado 09 de Julho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação torna público o resultado da segunda etapa referente ao processo seletivo simplificado para entrevistadores, na modalidade de pesquisa, na área de entrevistador, para atuar no projeto de pesquisa “Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica (PMAQ-AB) - Ciclo 3, no Estado da Paraíba”.

Clique aqui para acessar o Resultado da Segunda Fase. 

FADEX DIVULGA RESULTADO DA TERCEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

Publicado 05 de Julho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado da terceira etapa (Análise de Currículo Lattes e Entrevista) do processo seletivo simplificado para a concessão de bolsa de estudos (Auxiliar no Desenvolvimento e Acompanhamento de Desenvolvimento de Produtos, Inovação e Redação de Patentes), para atuar no desenvolvimento das atividades junto à Coordenação do Projeto “MINI FRANQUIAS SOCIAIS NA CADEIA PRODUTIVA DO BABAÇU”.

Para acessar o Resultado da Terceira Etapa, clique aqui.

HOMOLOGAÇÃO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES Nº 007/2018

Publicado 05 de Julho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) homologou a Seleção Pública Presencial de Fornecedores n° 007/2018 referente ao Processo nº 0020.070318.0018, cujo objeto é a celebração de termo de compromisso com Empresa Comercial para fornecimento de Fios Cirúrgicos diversos, para atender as demandas do Projeto Institucional e de Extensão intitulado “Jornadas de Estudos em Medicina Veterinária” através do Hospital Veterinário Universitário.


Acesse aqui o Termo de Homologação.

EMBRAPA E INEAGRO PRORROGAM PRAZO DE APRESENTAÇÃO DE CARTAS-PROPOSTAS PARA O EDITAL DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA INCUBAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Publicado 04 de Julho, 2018.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Norte prorrogou o prazo final para que agroempreendedores, comunidade científica e acadêmica, pesquisadores e técnicos institucionais e o público em geral a apresentem suas Cartas-Propostas de Negócios com Soluções Tecnológicas. O novo prazo é até o dia 13 de julho.

Os projetos aprovados na seleção serão desenvolvidos em processo de incubação de empresas na Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense (Ineagro), contando com as tecnologias disponibilizadas por meio do Programa para a Incubação de Agronegócios (Proeta), desenvolvido pela Embrapa.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) é apoiadora da Ineagro, executando a gestão financeiro-orçamentária dos seus projetos. Além disso, participa da assessoria técnica da incubadora.

Mobirise

As tecnologias que compõem o edital foram definidas de acordo com o potencial para atender empreendedores e formar novas empresas. São voltadas para a indústria de alimentos, controle biológico de pragas, insumos agropecuários, processo agropecuário, máquinas e equipamentos.

Será selecionada uma proposta para incubação interna e dez propostas para incubação externa, cujas regras de ocupação são disciplinadas por regimento interno da Ineagro. O local de incubação das empresas/empreendedores selecionados no processo seletivo será nas dependências da incubadora, localizada no Centro de Ciências Agrárias do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, ou em outros espaços apropriados.

Acesse aqui o ADITIVO 01/18 AO EDITAL INEAGRO-UFPI / EMBRAPA.

FADEX DIVULGA ERRATA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS EM PROJETO DE EXTENSÃO

Publicado 03 de Julho, 2018.

O Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), no uso das atribuições legais e regimentais e em observância aos princípios dispostos no § 2º do art. 1º do Decreto nº 8.241/2014, resolve através da presente Errata, retificar o Anexo II, do Edital FADEX nº 008/2018 (Processo seletivo simplificado para concessão de bolsas em projeto de extensão).

A retificação no Anexo II tem por objetivo reestabelecer os prazos do cronograma de execução do processo seletivo.

Clique aqui para acessar a Errata.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS: RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA DA SELEÇÃO

Publicado 03 de Julho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado da segunda etapa da seleção (prova escrita) referente ao processo seletivo simplificado para a concessão de bolsa de estudos (Auxiliar no Desenvolvimento e Acompanhamento de Desenvolvimento de Produtos, Inovação e Redação de Patentes), para atuar no desenvolvimento das atividades junto à Coordenação do Projeto “MINI FRANQUIAS SOCIAIS NA CADEIA PRODUTIVA DO BABAÇU”.


Acesse aqui o Resultado da Prova Escrita.

FADEX DIVULGA RESULTADO DOS RECURSOS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES DO PMAQ, NO ESTADO DA PARAÍBA

Publicado 29 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado da interposição dos recursos da primeira etapa (análise de currículo) referente ao processo seletivo simplificado para entrevistadores, para atuar no projeto de pesquisa “Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica (PMAQ-AB) - Ciclo 3, no Estado da Paraíba”.

Os candidatos deverão se apresentar no dia 02 de julho de 2018, às 8 (oito) horas, no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), CAMPUS I, JARDIM UNIVERSITÁRIO, BAIRRO CASTELO BRANCO, JOÃO PESSOA/PB, para início da segunda fase do processo seletivo e treinamento, que ocorrerá no período de 02 a 06 de julho de 2018, conforme cronograma do edital.

Os candidatos que não se apresentarem serão desclassificados e os seguintes da lista de espera serão contactados para o treinamento, seguindo a ordem de classificação.

Outras informações e orientações sobre o processo seletivo simplificado, resultado das etapas e resultado final serão divulgadas no endereço eletrônico a seguir:
 <https://pmaq-pb.blogspot.com.br> e no site da Fadex (http://www.fundacaofadex.org).

1. Acesse aqui o Resultado dos Recursos.
(Atualizado em 29/06/2018)
2. Acesse aqui a Lista dos Aprovados após a interposição dos recursos (Anexo II).
(Atualizado em 02/07/2018)
3. Acesse aqui relação de candidatos em Lista de Espera (Anexo III).
(Atualizado em 02/07/2018)

FADEX: RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Publicado 29 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado final do processo seletivo simplificado de Apoio Técnico, na modalidade de pesquisa, na área de técnico de laboratório, para atuar no projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Vacina com Organismos Vivos Geneticamente Modificado para Leishmanioses”.

Clique aqui e acesse o Resultado Final.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS: AGENDAMENTO DAS ENTREVISTAS (3ª ETAPA DA SELEÇÃO)

Publicado 27 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o agendamento das entrevistas referentes à terceira (Entrevista/Análise do Currículo Lattes) do processo seletivo simplificado para a concessão de bolsa de estudos, (Auxiliar no Desenvolvimento e Acompanhamento de Desenvolvimento de Produtos, Inovação e Redação de Patentes) para atuar no desenvolvimento das atividades junto à Coordenação do Projeto “MINI FRANQUIAS SOCIAIS NA CADEIA PRODUTIVA DO BABAÇU”.

As entrevistas serão realizadas no Laboratório do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (Geapi), do bloco de Engenharia de Produção (Centro de Tecnologia), Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, bairro Ininga, Teresina. A coordenação do processo seletivo solicita aos candidatos que cheguem ao local com pelo menos meia hora de antecedência.

Acesse aqui o agendamento das entrevistas.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES DO PMAQ-AB NO ESTADO DA PARAÍBA: DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS NA 1ª FASE

Publicado 27 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado da primeira etapa (análise do currículo) referente ao processo seletivo simplificado para entrevistadores, na modalidade de pesquisa, na área de entrevistador, para atuar no projeto de pesquisa “Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica (PMAQ-AB) - Ciclo 3, no Estado da Paraíba”.

Os candidatos deverão se apresentar no dia 02 de julho de 2018, às 8 (oito) horas, no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), CAMPUS I, JARDIM UNIVERSITÁRIO, BAIRRO CASTELO BRANCO, JOÃO PESSOA/PB, para início da segunda fase do processo seletivo e treinamento, que ocorrerá no período de 02 a 06 de julho de 2018, conforme cronograma do edital. 

Os candidatos que não se apresentarem serão desclassificados e os seguintes da Lista de Espera (Anexo II) serão contactados para o treinamento, seguindo a ordem de classificação. 

Outras informações e orientações sobre o processo seletivo simplificado, resultado das etapas e resultado final serão divulgadas no endereço eletrônico a seguir, < https://pmaq-pb.blogspot.com.br> e no site da Fadex (http://www.fundacaofadex.org). 

Clique aqui para acessar o Resultado da Primeira Fase.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Publicado 25 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) homologa as inscrições para processo seletivo simplificado para entrevistadores, na modalidade de pesquisa, na área de entrevistador, para atuar no projeto de pesquisa “Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica (PMAQ-AB) - Ciclo 3, no Estado da Paraíba”.


Clique aqui para acessar a Homologação das Inscrições.

FADEX DIVULGA AGENDAMENTO DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Publicado 25 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o RESULTADO DAS ENTREVISTAS das entrevistas (segunda etapa) do processo seletivo simplificado para contratação de Apoio Técnico, na modalidade de pesquisa, na área de técnico de laboratório, para atuar no projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Vacina com Organismos Vivos Geneticamente Modificado para Leishmanioses”.


Clique aqui para acessar o Resultado das Entrevistas.

FADEX SELECIONA FORNECEDORES DE FIOS CIRÚRGICOS

Publicado 21 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), na condição de fundação de apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), comunica que realizará Seleção Pública de Fornecedores com vistas à contratação de empresa para fornecimento de fios cirúrgicos diversos (conforme especificações constantes no edital de seleção), com o valor estimado em R$ 221.413,57 (duzentos e vinte e um mil quatrocentos e treze reais e cinquenta e sete centavos) para atender as demandas do Projeto Institucional e de Extensão intitulado “Jornadas de Estudos em Medicina Veterinária”, do Hospital Veterinário Universitário.

O certame será realizado às 9h30 do dia 29 de junho, na Sala de Reunião da Fadex, localizada no Espaço Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, em Teresina (PI).

 A Fadex informa aos interessados em participar da seleção que os documentos referentes ao credenciamento, à declaração de que cumprem os requisitos de habilitação e os envelopes Nº 01(contendo a proposta de preço) e Nº 02 (contendo os documentos de habilitação), deverão ser entregues diretamente ao Coordenador no momento de abertura da Sessão Pública.

Clique aqui para acessar o Edital de Seleção de Fornecedores.

COMUNICADO

Publicado 21 de Junho, 2018.

A superintendência da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) informa que, em virtude dos jogos da Copa do Mundo, seu funcionamento se dará da seguinte forma:

- Nos dias em que os jogos do Brasil forem realizados pela manhã, não haverá expediente na Fadex.

- Nos dias em que os jogos do Brasil forem realizados à tarde, a Fadex funcionará normalmente até às 13h.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO: AGENDAMENTO DAS ENTREVISTAS

Publicado 20 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o agendamento do calendário das entrevistas (segunda etapa) do processo seletivo simplificado para contratação de Apoio Técnico, na modalidade de pesquisa, na área de técnico de laboratório, para atuar no projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Vacina com Organismos Vivos Geneticamente Modificado para Leishmanioses”.

As entrevistas serão realizadas no laboratório de pesquisa em leishmaniose, localizado na Avenida Governador Arthur de Vasconcelos, nº 151, 1º andar, Centro, Teresina – PI. A coordenação do processo seletivo solicita ao candidato que chegue ao local com no mínimo meia hora de antecedência.


Clique aqui para acessar o Agendamento das Entrevistas.

FADEX DIVULGA RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS

Publicado 19 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado da primeira etapa (análise do histórico escolar) referente ao processo seletivo simplificado para a concessão de bolsas de estudos, (Auxiliar no Desenvolvimento e Acompanhamento de Desenvolvimento de Produtos, Inovação e Redação de Patentes) para atuar no desenvolvimento das atividades junto à Coordenação do Projeto “MINI FRANQUIAS SOCIAIS NA CADEIA PRODUTIVA DO BABAÇU”.


Acesse aqui o resultado da primeira etapa.

A Fadex informa ainda que a prova escrita será realizada no dia 25 de junho de 2018 e será aplicada de 10h às 11h, no bloco da Engenharia de Produção/ CT no Laboratório do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI), Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Ininga, Teresina.

FADEX CONTA COM NOVO SERVIÇO DE OUVIDORIA

Publicado 18 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) conta com um novo canal de comunicação, voltado para a comunidade acadêmica e todos os parceiros e clientes da instituição. Trata-se da Ouvidoria Fadex.

A ferramenta, de acordo com o superintendente da fundação, Prof. Dr. Lívio Nunes, tem como objetivo aproximar ainda mais a Fadex do seu público-alvo. “Nós queremos saber o que as pessoas que já trabalharam conosco têm a dizer sobre a nossa instituição. Muitas vezes executamos os projetos e sentimos falta deste feedback dos coordenadores a respeito de como o nosso trabalho foi realizado. Gostaríamos de saber se tiveram problemas na execução, se o nosso serviço foi satisfatório, se têm alguma reclamação a ser feita, etc.”, explicou Lívio César.

O superintendente da Fadex ressaltou que a ouvidoria busca proporcionar melhorias nos serviços oferecidos pela fundação. “Não queremos ouvir apenas elogios. As críticas, reclamações e sugestões são extremamente importantes para que possamos aprimorar nossos procedimentos. Precisamos saber o que está agradando, mas também necessitamos conhecer o que nos impede de executar um serviço de excelência”, destacou o gestor da Fadex.


Quem tiver interesse em entrar em contato com a Fadex por meio da sua ouvidoria, deve enviar um email para ouvidoria.fadex@gmail.com ou preencher o formulário no endereço http://bit.ly/fundacaçãofadexouvidoria.

Mobirise

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO: RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA (ANÁLISE DO CURRÍCULO)

Publicado 15 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna público o resultado da primeira etapa (análise do currículo) referente ao processo seletivo simplificado para contratação de Apoio Técnico, na modalidade de pesquisa, na área de técnico de laboratório, para atuar no projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Vacina com Organismos Vivos Geneticamente Modificado para Leishmanioses”.

Clique aqui para acessar o Resultado da Primeira Etapa.

FADEX HOMOLOGA SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES DE SERVIÇOS GRÁFICOS E LOCAÇÃO DE MATERIAIS

Publicado 12 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) homologa a Seleção Pública Presencial de Fornecedores n° 006/2018 referente ao Processo nº 0020.230118.0011, cujo objeto é a celebração de termo de compromisso com Empresa Comercial para fornecimento de serviços de confecção/reprodução de canetas, camisetas, bolsas, agendas, calendários, blocos de anotações, placas em acrílico, sacolas de papel, sacolas de plástico, locação e instalação de cavaletes para exposição de banners, estandes, climatizadores e lonas tendo em vista o fornecimento dos lotes durante os doze meses subsequentes, visando atender a demanda do Projeto de Ensino do “Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica” - Contrato 30/2014.


Clique aqui para acessar o Termo de Homologação.

EMBRAPA E INEAGRO LANÇAM EDITAL DE SELEÇÃO DE NEGÓCIOS COM SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Publicado 08 de Junho, 2018.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense (Ineagro), em parceria com a Embrapa Meio-Norte, lançou, nessa quinta-feira (07), o edital de seleção de negócios com soluções tecnológicas da Embrapa. Os projetos aprovados na seleção serão desenvolvidos em processo de incubação de empresas na Ineagro, contando com as tecnologias disponibilizadas por meio do Programa para a Incubação de Agronegócios (Proeta), desenvolvido pela Embrapa.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) é apoiadora da Ineagro, executando a gestão financeiro-orçamentária dos seus projetos. Além disso, participa da assessoria técnica da incubadora.

Mobirise

O edital estará aberto para inscrições no período de 07 a 30 de junho de 2018. Poderão apresentar cartas-propostas pessoas físicas ou jurídicas, como agro empreendedores, comunidade científica e acadêmica, pesquisadores e técnicos institucionais e demais interessados em participar do processo, desde que atendam às condições especificadas no edital. No caso das empresas, uma das condições é que tenham sido constituídas há menos de dois anos do lançamento do edital.

As tecnologias que compõem o edital foram definidas de acordo com o potencial para atender empreendedores e formar novas empresas. São voltadas para a indústria de alimentos, controle biológico de pragas, insumos agropecuários, processo agropecuário, máquinas e equipamentos.

Será selecionada uma proposta para incubação interna e dez propostas para incubação externa, cujas regras de ocupação são disciplinadas por regimento interno da Ineagro. O local de incubação das empresas/empreendedores selecionados no processo seletivo será nas dependências da incubadora, localizada no Centro de Ciências Agrárias do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, ou em outros espaços apropriados.

O edital foi lançado durante a solenidade de abertura do fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), evento que reuniu, nos dias 07 e 08 de junho, os presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa existentes no país para debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos estados no que diz respeito ao fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.


Clique aqui para acessar o edital de Seleção de Negócios com Soluções Tecnológicas.

PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA SELECIONA ENTREVISTADORES PARA ATUAR NO ESTADO DA PARAÍBA

Publicado 08 de Junho, 2018.

A Coordenação do Projeto de Projeto de Pesquisa "Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica”, por meio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) torna pública a abertura das inscrições e estabelece as normas relativas à realização de processo seletivo para, mediante contrato com a Fadex, selecionar candidatos para a contratação temporária de pessoal para processo seletivo simplificado de entrevistadores do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) – Ciclo 3, para atuar, sem vínculo empregatício, no desenvolvimento das atividades da Avaliação Externa do PMAQ no estado da Paraíba.

O processo seletivo tem como objetivo selecionar entrevistadores para compor um quadro de 36 vagas, em caráter temporário, atualmente disponível no Projeto de Projeto de Pesquisa "Estudo e pesquisa sobre Atenção Básica” e para formação de cadastro de reserva.

As inscrições serão realizadas no período de 08/06/2018 a 25/06/2018, de 20h do dia 08 de junho às 08h00min do dia 25 de junho de 2018 e deverão ser realizadas exclusivamente através do endereço eletrônico https://pmaq-pb.blogspot.com.br/.

Clique aqui para acessar o edital.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS: HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Publicado 08 de Junho, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) homologou as inscrições para o processo seletivo simplificado para a concessão de bolsa de estudos (Auxiliar no Desenvolvimento e Acompanhamento de Desenvolvimento de Produtos, Inovação e Redação de Patentes) para atuar no desenvolvimento das atividades junto à Coordenação do Projeto “MINI FRANQUIAS SOCIAIS NA CADEIA PRODUTIVA DO BABAÇU”.

Clique aqui para acessar a Homologação das Inscrições.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TÉCNICO DE LABORATÓRIO: HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Publicado 08 de Junho, 2018.

 

A Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) homologou, nesta sexta-feira (08), o resultado das inscrições para o processo seletivo simplificado de Apoio Técnico, na modalidade de pesquisa, na área de técnico de laboratório, para atuar no projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Vacina com Organismos Vivos Geneticamente Modificado para Leishmanioses”.


Acesse aqui a Homologação das Inscrições.

FADEX SELECIONA APOIO TÉCNICO PARA ATUAR EM PROJETO DE PESQUISA

Publicado 05 de Junho, 2018.

A Coordenação do Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento de Vacina com Organismos Vivos Geneticamente Modificados para Leishmanioses”, por intermédio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino Extensão e Inovação (Fadex), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo para Contratação de Técnico de Laboratório, sem vínculo empregatício, no desenvolvimento das atividades junto a Coordenação do Projeto.

As inscrições serão realizadas no período de 05 a 07 de junho, no horário das 09h00min às 11h30min e de 14h00min as 17h00min, na Coordenação de Seleção Pública de Fornecedores da Fadex, localizada no Espaço Universitário Ministro Petrônio Portela (ao lado do Banco do Brasil), telefone: (86) 3237-1379.

Para mais informações, acesse aqui o edital.

FADEX ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS EM PROJETO DE EXTENSÃO

Publicado 04 de Junho, 2018.

A Coordenação do Projeto de Extensão “MINI FRANQUIAS SOCIAIS NA CADEIA PRODUTIVA DO BABAÇU”, por intermédio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino Extensão e Inovação (Fadex) torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de processo seletivo simplificado, para a concessão de bolsa de estudos, para atuar, sem vínculo empregatício, no desenvolvimento das atividades junto à coordenação do projeto.

As inscrições serão realizadas no período de 05 a 07/06/2018, no horário das 09h00min às 11h30min e de 14h00min às 17h00min, na sede Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), situada no Espaço de Convivência da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Ininga, Teresina, Piauí.

Serão selecionados 02 (dois) bolsistas para atuar na pesquisa e no acompanhamento e desenvolvimento de novos produtos, inovação e redação de patentes.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar 1 kg de alimento não perecível referente à taxa de inscrição. Os produtos serão doados a uma entidade filantrópica (a ser definida pela Fadex), com parte das ações de responsabilidade social da fundação.

Clique aqui para acessar o edital.

BANCO DO NORDESTE DISPONIBILIZA R$ 4 MILHÕES PARA PROJETOS DE SOLUÇÕES INOVADORAS

Publicado 30 de Maio, 2018.

Com o tema “Soluções Inovadoras para Implementação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste”, o BNB abriu chamada pública para seleção de projetos no valor total de R$ 4 milhões. O edital faz parte do plano de ações focado no desenvolvimento territorial e na organização, fortalecimento e elevação da competitividade das cadeias produtivas.

A fase de inscrições vai até 11 de julho e o resultado da primeira etapa será conhecido em 10 de agosto. Podem participar da seleção instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, sediadas ou com atuação nos Estados nordestinos e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Os projetos podem ter prazo de seis meses a dois anos de execução e serão apoiados com até R$ 300 mil. Os recursos não reembolsáveis são do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) para apoio a projetos de desenvolvimento e difusão de soluções inovadoras e sustentáveis.

As propostas devem responder aos principais desafios enfrentados pelos agentes econômicos nas atividades priorizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste. Entre os desafios estão a baixa produtividade e baixa eficiência econômica em atividades como bovinocultura leiteira, caprinocultura e fruticultura. O edital prevê seleção de pelo menos um projeto em cada um dos 21 territórios especificados.

O envio das propostas deve ser exclusivamente via internet, utilizando o Sistema de Gerenciamento de Convênios, no endereço eletrônico www.bnb.gov.br/fundeci, onde também está disponível o edital.

Fonte: Ascom BNB

FADEX COMEMORA SUCESSO DA SUA PRIMEIRA CORRIDA E CAMINHADA DE RUA 

Publicado 28 de Maio, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), realizou, nesse domingo (27), a 1ª Corrida e Caminhada de Rua Fadex 13 anos. O evento, realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, reuniu corredores de várias faixas etárias.

De acordo com o superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio Nunes, a corrida marca as comemorações do aniversário de 13 anos da fundação. “Comemoramos 13 anos no dia 20 de maio e, além de celebrar o aniversário e as conquistas da Fundação, o evento teve como objetivo apoiar e incentivar a população a inserir em suas vidas o hábito saudável que é a prática de atividades físicas”, explicou o superintendente.

Lívio Nunes comemorou o sucesso da Corrida Fadex e já informou aos participantes que no próximo ano tem mais. “Já tínhamos a ideia de realizar este evento todos os anos, incluindo no nosso calendário anual. Os elogios dos corredores e o pedido de que realizássemos a corrida todos os anos nos motiva a querer fazer novamente e cada vez melhor. Este ano foi a nossa primeira experiência e já nos surpreendemos positivamente com a quantidade de inscritos e de apoiadores. No próximo ano, com certeza, faremos melhor, pois já aumentamos nosso know how e fizemos grandes parcerias que nos permitiram levar aos corredores uma corrida bem planejada e organizada”, frisou o gestor da Fadex.

O superintendente da Fadex reforçou que a instituição já atua na universidade apoiando pesquisa, extensão, inovação e ensino, e agora se prepara para apoiar também os eventos esportivos e culturais. Lívio Nunes destacou ainda o empenho dos colaboradores da fundação para que o evento fosse realizado. “Temos uma equipe unida, que trabalha em sintonia. Isso foi fundamental para que o nosso evento desse certo. Destaco o trabalho do nosso coordenador Álisten Chaves, que se dedicou de corpo e alma para que tudo saísse dentro do previsto”, reforçou Lívio Nunes.

Para o coordenador de Relações Institucionais e Eventos da Fadex, Álisten Chaves, o evento foi melhor do que o esperado. “Nos dedicamos ao planejamento e organização da corrida por 3 meses. Neste período, firmamos parcerias e conquistamos muito apoio. Não posso deixar de citar o apoio da Love Run Assessoria Desportiva, X-Crono, da UFPI, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi), da faculdade Estácio e do setor de esportes da UFPI”, enumerou o coordenador.

Álisten Chaves agradeceu ainda o apoio do coordenador técnico da corrida, Prof. Dr. Marcos Antônio Pereira e do medalhista olímpico Cláudio Roberto, padrinho da corrida.

Sidney Santos, professor IFPI e apoiador da corrida Fadex, se disse surpreso pelo público presente. “Sabíamos que seria um evento desportivo organizado, mas ficamos surpresos com a quantidade de pessoas participando e com o bom desempenho que apresentaram. A Fadex está de parabéns”, opinou o professor.

A enfermeira Edina Carvalho, que concorreu na categoria 35 a 44 anos, elogiou o evento e garantiu que participará da corrida todos os anos. “Já participei de algumas corridas e o que pude perceber desta foi um diferencial: bem organizada e bem sinalizada, com distribuição de água durante o percurso e a disponibilização de frutas e isotônico no final. Se já tiver inscrições abertas para o próximo ano, eu já vou me inscrever”, ressaltou a corredora.

O comerciário Clailson Alberto, que chegou em primeiro lugar na sua categoria, de 25 a 34 anos, falou que já participa de corridas a algum tempo. “Sempre participo de eventos desportivos, viajo para outros estados para competir. Se no próximo ano eu ainda estiver em Teresina, com certeza participarei novamente”, enfatizou o jovem.

A advogada Bruna Castelo Branco participou da disputa na categoria 25 a 34 anos. A jovem destacou que o percurso foi muito bom. “O percurso está aprovado. Mesmo sendo de apenas 5 km, ele foi interessante porque exigiu preparo e resistência”, destacou a advogada.


COMUNICADO 

Publicado 28 de Maio, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) comunica que, em virtude da crise de abastecimento de combustível no país, o que prejudica a mobilidade de toda a população, as nossas atividades desta terça-feira (29/05/2018) estão suspensas. Aguardaremos o desenrolar das negociações entre o Governo Federal e as categorias em paralisação para tomarmos as devidas providências em relação ao funcionamento da fundação na próxima quarta-feira (30/05/2018).

HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO REALIZA MINICURSOS NA ÁREA DA CARDIOLOGIA ANIMAL

Publicado 24 de Maio, 2018.

O Projeto Institucional e de Extensão “Jornadas de Estudos em Medicina Veterinária”, executado através da parceria entre o Hospital Veterinário Universitário (HVU/UFPI) e Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), realizará os minicursos “Eletrocardiografia, do diagnóstico, monitorização e tratamento de arritmias” e “Ecocardiografia: do básico ao aplicado”. As aulas serão ministradas das 8h30 às12h e das 14h às 18h, nos dias 25 e 26 e 28 e 29 de maio, respectivamente.

Os cursos são destinados a médicos veterinários, residentes, aprimorandos e estagiários do HVU e serão realizados no auditório do hospital, no Centro de Ciências Agrárias do campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.

Veja a programação!


Dias 25 e 26/05 - Eletrocardiografia, do diagnóstico, monitorização e tratamento de arritmias.

Ministrante: Charlys Rhands Coelho de Moura

Mobirise




Médico veterinário residente pela UFPI; doutorando em Ciência Animal (UFPI) com ênfase em cardiologia veterinária e terapia celular; mestre em Ciência animal (UFPI), com ênfase em cardiologia Veterinária e Diagnóstico por Imagem; residência em Diagnóstico por imagem (HVU-UFPI) e pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica (Instituto Qualittas).

Dias 28 e 29/ 05 - Ecocardiografia: do básico ao aplicado.

Ministrante: Prof. Dr. Marlos Gonçalves Sousa

Mobirise

Médico veterinário pela Universidade Federal do Tocantins; com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela UNESP/Jaboticabal; aperfeiçoamento em Cardiologia Veterinária pela Cornell University (EUA); mestrado e doutorado em Clínica Médica Veterinária pela UNESP/Jaboticabal, onde integrou o serviço de cardiologia por 6 anos.

Atualmente é professor de Cardiologia Veterinária da Universidade Federal do Paraná em Curitiba, onde também coordena o Laboratório de Cardiologia Comparada. É professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR/Curitiba e em Medicina Veterinária da UNESP/Jaboticabal, nos quais orienta alunos de mestrado e doutorado. Recentemente, foi professor visitante na Universidade de Pádua (Itália), onde desenvolveu atividades de pesquisa ligadas à cardiologia veterinária.

FADEX RETIFICA EDITAL DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS

Publicado 24 de Maio, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) comunica aos interessados que realizará licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços. O certame licitatório será realizado às 15h do dia 04 de junho de 2018, na Sala de Reunião da Fadex, localizada no Espaço Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, em Teresina (PI), e será conduzida pelo Coordenador de Licitações e Seleção Pública de Fornecedores da fundação, assessorado pela Comissão de Seleção Pública de Fornecedores.

O certame tem por objeto firmar Termo de Compromisso com Empresa Comercial no valor estimado em R$ 2.719.144,17 (dois milhões, setecentos e dezenove mil cento e quarenta e quatro reais e dezessete centavos) com vistas à prestação de serviços de confecção/reprodução de canetas, camisetas, bolsas, agendas, calendários, blocos de anotações, placas em acrílico, sacolas de papel, sacolas de plástico, locação e instalação de cavaletes para exposição de banners, estandes, climatizadores e lonas, conforme especificações constantes no edital.

A seleção será processada e julgada em conformidade com as disposições do Decreto Federal Nº 8.241 de 21 de maio de 2014, aplicando-se subsidiariamente, no que couberem, as disposições da Lei federal nº 8.666/93 bem como pelas normas deste Instrumento Convocatório e de seus anexos.

Clique aqui para acessar o edital de seleção.


COMUNICADO FADEX: AVISO DE ADITAMENTO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES

Publicado 22 de Maio, 2018.

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), torna público que, pela necessidade de retificação do edital do processo licitatório nº 006/2018, objetivando a prestação de serviços de confecção/reprodução de canetas, camisetas, bolsas, agendas, calendários, blocos de anotações, placas em acrílico, sacolas de papel, sacolas de plástico, locação e instalação de cavaletes para exposição de banners, estandes, climatizadores e lonas, conforme especificações constantes do ANEXO I, cuja sessão publica de abertura do certame estava marcada para o dia 24 de Maio de 2018, às 15h, fica ADIADA para o dia 04 de Junho de 2018, às 15h.

A íntegra do instrumento convocatório retificado poderá ser obtido, a partir do dia 24 de Maio de 2018 nos sites www.fundacaofadex.org e www.ufpi.br.

Clique aqui para acessar o Aviso de Aditamento.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UFPI DISCUTIRÁ ÉTICA NA PESQUISA ANTROPOLÓGICA NO II SIMPANTRO

Publicado 22 de Maio, 2018.

O Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará, entre os dias 13 e 15 de junho, no Campus Ministro Petrônio Portela, o II Simpósio de Antropologia da UFPI (SimpAntro). Tendo como tema “Ética na pesquisa antropológica: entre a regulamentação e a prática”, o evento tem como objetivo refletir sobre questões éticas, políticas e metodológicas que envolvem a pesquisa antropológica.

O simpósio contará com o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex). Conforme destacou o superintendente da instituição, Prof. Dr. Lívio Nunes, a Fundação tem como missão apoiar eventos que fomentem o ensino. “Temos um o encontro grandioso, que reunirá palestrantes do Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio grande do Sul e Rio de Janeiro e Brasília. Para a Fadex, além de ser uma das suas missões institucionais, enquanto apoiadora da UFPI, é também uma grande honra poder estar engajada em um evento que traga ao Piauí uma discussão antropológica deste porte”, ressaltou o superintendente.

De acordo com o coordenador do simpósio, Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira, assim como na primeira edição, o evento é promovido com a intenção de divulgar a produção acadêmica dos discentes e docentes. “Consideramos que não é justo deixar engavetada toda uma produção de conhecimento desenvolvida ao longo dos anos nesta pós-graduação. Então, pensamos em organizar o encontro que envolvesse os alunos, tanto na preparação do evento quanto na elaboração de conteúdo para ser apresentado durante o simpósio”, explicou o docente.

O II SimpAntro visa também promover a uma interação com outros pesquisadores, na busca por fortalecer a antropologia local criando uma rede de diálogo no país, sobretudo no Nordeste. “Teremos 12 grupos de trabalho e 04 mesas redondas, onde trataremos sobre temas atuais, como antropologia, diversidade e educação; comunidades quilombolas e suas experiências etnográficas; políticas públicas; sexualidade e gênero; Estado, sociedade civil e marcadores sociais da diferença; etc.”, informou o organizador do encontro.

As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 13 de junho. Para se inscrever o interessado deverá pagar a taxa de inscrição e preencher o formulário no endereço https://ii-simposio-de-antropologia.webnode.com/inscricoes/.   

Mobirise

SUPERINTENDENTE DA FADEX DISCUTE PESQUISA E INOVAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO EM TERESINA

Publicado 16 de Maio, 2018.

Falar sobre ciência é sempre um contentamento para quem trabalha com o tema. Ouvir sobre ciência, no entanto, nem sempre é tão agradável para o público em geral. E como falar sobre ciência de modo que o prazer se estenda entre quem está falando e quem está ouvindo? Esta é a proposta do Pint of Science, um dos maiores encontros de divulgação científica do mundo. 

O evento será realizado em Teresina e em todo o Brasil nos dias 14 a 16 de maio. Na capital piauiense, cientistas irão ocupar os bares Rambeer Cervejaria Artesanal e Medalhão do Chef para conversar diretamente com as pessoas sobre pesquisas, tudo em um clima de grande descontração. A entrada é gratuita e o público só pagará o que consumir nos locais selecionados para o bate-papo. O evento é uma realização do Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).

O superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof. Dr. Lívio Nunes, participará do evento, onde ministrará, na próxima quarta-feira (16), no RamBeer Cervejaria Artesanal, a palestra Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado.  

De acordo com o pesquisador, a ideia é levar as pesquisas científicas realizadas dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) à comunidade. “Falaremos numa linguagem mais acessível, explicando o que é feito nas instituições de pesquisa. Penso que é muito importante a divulgação da ciência, aproximando os pesquisadores das pessoas. Durante a minha palestra, conversarei com o público sobre como surgem as ideias e de que forma elas podem ser inseridas no mercado, demonstrando que é possível desenvolver uma ciência que seja aplicável e tendo como meta transformar ideias em inovação”, explicou Lívio Nunes. O docente informou ainda que, em sua fala, apresentará cases de sucesso que aconteceram dentro da UFPI. 

Segundo o coordenador local do Pint of Science, professor Francisco Soares, a primeira edição foi um sucesso e é fundamental estimular o conhecimento científico de forma simples e didática. “Estamos com a expectativa de alcançar um público ainda maior, tendo em vista que na primeira edição obtivemos bons resultados. Precisamos valorizar a ciência e mostrar de perto como ela investiga diversas questões da atualidade. Além disso, é um grande desafio para nossos cientistas despertar a curiosidade das pessoas em uma mesa de bar”, frisou Francisco Soares.


Pinto f Science

O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra e se expandiu graças a uma rede de voluntários. O festival chegou ao Brasil em 2015, apenas na cidade de São Carlos (SP). Em 2016 já foram em oito cidades das regiões sudeste e centro-oeste. Em 2017, 22 cidades brasileiras sediaram o evento, dentre elas Teresina.

Em 2017, na capital do Piauí, o festival contou com a colaboração de seis cientistas piauienses ou radicados no Piauí em plena atividade, que falaram para um público curioso, atraído pelos temas divulgados amplamente na imprensa local e nas redes sociais, totalizando cerca de 500 participantes nos três dias e nos dois locais.

Confira a programação Pint of Science em Teresina :

Segunda-feira (14) - 19h   

Palestra: Educação especial: o que temos a ver com isso?

Palestrante: Nadja Carolina de Sousa Pinheiro

Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga

Tel.: 3085-5333


Palestra: Biotecnologia: da bancada ao balcão

Palestrantes: Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro dos Santos Júnior

Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima

Tel.: 3085-4334

  ---------------------------------------------------------------------------

Terça-feira (15) - 19h

 

Palestra: Sol a pino e de vento em popa: cenários e perspectivas para energias renováveis

Palestrante: Marcos Antônio Tavares Lira

Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga

Tel.: 3085-5333


Palestra: O que a Ciência pode contribuir para melhorar seu tira-gosto de Carneiro Desossado?

Palestrantes: Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro e Ney Rômulo de Oliveira Paula

Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima

Tel.: 3085-4334

---------------------------------------------------------------------------------

  Quarta-feira (16) - 19h 

 

Palestra: Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado 

Palestrante: Lívio César Cunha Nunes

Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga

Tel.: 3085-5333

 

Palestra: A ciência dos plásticos eletrônicos

Palestrante: Alexandre de Castro Maciel

Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima

Tel.: 3085-4334

 

FADEX E PRPG REALIZAM WORKSHOP DE CRIAÇÃO E OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Publicado 14 de Maio, 2018.

A Pró-reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), realizará, nos dias 14 e 15 de maio, o Workshop de Criação e Oferta de Cursos de pós-graduação Lato Sensu, nível especialização. O evento será realizado de 14 às 17 horas, no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) do campus Ministro Petrônio Portela.

De acordo com o superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio Nunes, o workshop é destinado a professores da UFPI interessados em apresentar propostas de criação e oferta de cursos de especialização. “A nossa intenção é conversar com os professores interessados em abrir cursos de especialização para informar os procedimentos que deverão ser adotados, tais como a organização pedagógica da proposta do curso, o planejamento orçamentário e algumas estratégias de marketing e captação de recursos”, informou Lívio Nunes.

A expectativa dos organizadores do evento é pode sanar antecipadamente muitos questionamentos que surgem durante o processo de elaboração das propostas de cursos. “Nossa experiência tem nos mostrado que é de grande valia fazer alguns esclarecimentos aos coordenadores de especialização. Estas dúvidas surgem durante o processo de elaboração do plano de curso e muitas vezes continuam durante a sua execução. A meta é debater atribuições acadêmicas, discutir a gestão e explicar o passo a passo da captação de recursos e elaboração de planilhas orçamentárias, com a finalidade de evitar que a especialização não vingue, o que já aconteceu em alguns momentos”, esclareceu o superintendente da Fadex, reforçando que a finalidade é contingenciar o desperdício de tempo e de capital intelectual.

Para participar do workshop o interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição, disponível no endereço http://ufpi.br/editais-ufpi/23116-edital-de-criacao-oferta-de-cursos-de-especializacao e em seguida encaminhar cópia da ficha para o email latosensu@ufpi.edu.br. O mesmo workshop será realizado em duas datas, podendo o participante escolher entre o dia 14 ou 15.

Edital de seleção

Conforme explica a coordenadora de Programas Lato Sensu e Residências/PRPG/UFPI, Profa. Dra. Lívia Fernanda, as inscrições para a seleção de propostas de criação e oferta de cursos de pós-graduação estarão abertas a partir do dia 16 de maio até o dia 08 de junho, no horário de 8 às 11:30 e 14 às 17:30. “Os cursos de especialização poderão ser realizados nas modalidades de ensino presencial, a distância ou semipresencial, nas formas de financiamento autossustentado ou patrocinado”, informou a coordenadora.

O edital completo está disponível no sítio eletrônico da UFPI (www.ufpi.br) e afixado na Secretaria da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, localizada no Campus “Ministro Petrônio Portella”, Bloco 06. Mais informações pelo telefone (86) 3215-5565 ou e-mail latosensu@ufpi.edu.br.


 

EM PICOS, SUPERINTENDENTE DA FADEX PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE GESTÃO E DISCUTE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Publicado 11 de Maio, 2018.

O superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof. Dr. Lívio Nunes, participou, nessa quarta e quinta-feira (09 e 10), do II Seminário de Gestão e Gestores do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos. O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica da UFPI e aos servidores públicos da macrorregião de Picos e teve como objetivo promover a socialização do conhecimento e a troca de experiências entre os diversos setores da instituição, discutir as demandas de captação de recursos e analisar a assistência estudantil nos Campi fora de sede.

Mobirise

De acordo com o gestor da Fadex, que participou da mesa redonda abordando a temática da Captação de Recursos, o evento foi de grande valia para a comunidade acadêmica de Picos, pois discutiu temas pontuais para a universidade. “Participamos aqui de um momento relevante para a troca de experiências sobre a captação de recursos, temática que considero fundamental para o crescimento regional, sobretudo em tempos de crise. Destacamos a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), que tem sido de fundamental importância para os investimentos em pesquisa em seus diversos editais”, reforçou o professor Lívio Nunes.

O superintendente da Fadex comentou que um dos momentos importantes do evento se deu com a apresentação de cases de projetos que deram certo. “Pra mim, um ponto alto do evento foi a apresentação do case PASID – Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos feita pelo professor Dr. Francisco Airton, que particularmente me impressionou pela sua percepção e dedicação”, complementou Lívio Nunes.

 Para o Prof. Dr. Gleison Monteiro, diretor do CSHNB, o seminário serviu como uma prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos no campus à comunidade. “Discutimos temas importantes como ensino, pesquisa e extensão; experiências exitosas nas coordenações dos cursos de bacharel/licenciatura; uso e conservação do patrimônio e tecnologia da informação e assistência estudantil no CSHNB. Foi um evento que considero de grande importância, pois reuniu o corpo docente, servidores, alunos e a comunidade acadêmica em geral para discutir temas pertinentes à nossa rotina de trabalhos”, frisou o professor. Gleison Monteiro.


Mobirise

Discutiram sobre Captação de Recursos o Prof. Dr. Antônio Oseas (mediador); o Dr. Albemerc Moura de Moraes (diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), o Prof. Dr. Josenildo de Souza e Silva (docente do Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba); o Prof. Dr. Francisco Airton Pereira (professor do curso de Sistema de Informação/UFPI/CSHNB).

O seminário foi organizado pela Assessoria de Planejamento e buscou a troca de experiência entre profissionais que gerenciam os setores administrativo/pedagógicos ou assumem funções de confiança.

Segundo Herlandio Andrade Silva, assessor de planejamento do campus de Picos, o seminário foi um encontro relevante para toda a comunidade acadêmica, assim como para a sociedade da macrorregião de Picos. “O evento socializa os desafios cotidianos da gestão administrativa e apresenta experiências exitosas dos gestores acadêmicos”, informou o assessor. 

 

NOTA DE PESAR

Publicado 02 de Maio

Foi com grande pesar que a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) tomou conhecimento do falecimento da Professora Maria do Socorro Lira Monteiro, docente do Departamento de Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Tivemos oportunidade de trabalhar com a professora Socorro em algumas ocasiões e lamentamos seu falecimento precoce. Que Deus em sua infinita bondade possa dar o consolo e o conforto aos seus familiares e amigos. Fica a lembrança dos bons momentos que pudemos compartilhar juntos.

Mobirise

FADEX ARTICULA TERMOS DE PARCERIA COM A UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) poderá contar em breve com apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX)

Publicado 09 Abril de 2018

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) poderá contar em breve com apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) para o desenvolvimento de projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão, científicos e tecnológicos. Com o objetivo de discutir os termos desta parceria, articulada desde o ano passado, o superintendente da Fundação esteve reunido nesta segunda-feira (09), com o reitor da Uespi, Prof. Dr. Nouga Cardoso, e pró-reitores da instituição. O encontro se deu na sala da reitoria e contou com a participação de pró-reitores da universidade.


Mobirise

De acordo com o superintendente da Fadex, as partes discutiram os termos de pactuação do convênio entre as instituições. “O encontro se deu para retomar as negociações da parceria entre Uespi e Fadex. Em breve trabalharemos um projeto piloto, no qual a fundação ficará encarregada de executar a importação de alguns produtos que a Uespi precisa adquirir”, informou Lívio Nunes.

O gestor da Fadex destacou que já vem dialogando com outras entidades públicas e privadas para a realização de acordos de cooperação técnica, em que a fundação atue como executora de projetos. “A intenção é reunirmos em uma só fundação de apoio todas as instituições de pesquisa do Piauí. Já assinamos convênio com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e agora estamos conversando com a Uespi, e o que tudo indica vai dar certo. A gente também está negociando uma parceria com a Embrapa”, pontuou superintendente

FADEX REALIZARÁ A 1ª CORRIDA/CAMINHADA

Comemoração do seu aniversário de 13 anos, da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação.

Publicado 20 de Feverreiro

No dia 27 de maio, a será realizada a primeira corrida e caminhada de rua da Fadex. De acordo com o superintendente da fundação, Prof. Dr. Lívio Nunes, além de celebrar o aniversário e as conquistas da Fadex, o evento tem o objetivo de apoiar e incentivar a população a inserir em suas vidas o hábito saudável que é a prática de atividades físicas. “Nossa intenção é ainda incluir no nosso calendário anual a Corrida/Caminhada Fadex”, ressaltou o gestor.

 “Qualquer pessoa, homem ou mulher, a partir de 18 anos, pode participar da corrida ou da caminhada. A inscrição custará 70 reais. Para se inscrever, o interessado deverá fazer o depósito ou transferência do valor da inscrição na conta corrente 10.323-3, agência 3791-5, Banco do Brasil”, explicou o superintendente. 

As inscrições apartir de 12 de maio só serão realizadas presencialmente de segunda a sexta, no horário de 8h30 às 12h e de 13h às 17h30, na sede da Fadex, localizada no Espaço Universitário Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga, Teresina. 

Mobirise

Flyer Oficial 

Mobirise

Banner Oficial

Mobirise

Informações Adicionais

APOIO:

CONTATO

Tel: (86) 3237-1379
Horário de Funcionamento: 8:30h às 12:00h / 13:00h às 17:30h
Caso queira entrar em contato direto com as coordenações clique aqui.

Endereço

Espaço Universitário -
Campus Universitário
Ministro Petrônio Portela
Bairro Ininga / Teresina-PI
CEP 64049-550
Telefone: (86) 3237-1379

Contato

Horário de Funcionamento: 8:30h às 12:00h / 13:00h às 17:30 

Links

UFPI 
IFPI
UESPI